Desfralde #1

Os filhos são sempre diferentes, e o que nos corre bem com um, pode não correr bem com outro. Isto para dizer que entrámos no desfralde do segundo. A primeira estava mais do que desfraldada com a mesma idade, pois o dela foi logo a seguir ao (2º) aniversário. Ele está a um par de meses de fazer 3 anos. Mas como disse lá em cima, eles são diferentes, e ela sempre foi mas desenvolvida do que ele. Com dois já se expressava muito bem, ele mal dizia uma palavra, como é que me poderia pedir para fazer xixi? 
Esperámos portanto, e agora apanhámos o comboio da escolinha. A educadora falou-nos em começar o desfralde em Maio, e eu joguei-me a ele. No feriado, dia 1, iniciamos cá por casa com o nosso. No caso da mana também foi diferente aqui. Ela estava em casa comigo e o desfralde foi responsabilidade minha. Estive lá em cada progresso. 

E isto digo-o para entenderem a minha frustração quando apenas ao 6º dia de desfralde eu vi o meu filho fazer o primeiro xixi no bacio. 

daqui

O primeiro dia de desfralde foi sempre perna abaixo. 

No segundo, já na escola correu tudo bem, fez os seus xixis na sanita, chegado a casa deve ter feito uns 6 ou 7 xixis, todos na roupa, com um nº dois pelo meio. 

No terceiro, correu bem na escola, mas fez muito menos xixis, na escola e mesmo em casa, foi só um perna abaixo. Nada de nº 2. Teve um descuido na escolinha. 

Ao quarto a coisa já não correu tão bem. Ao que parece chorava por mim, e chorava mesmo desconsolado. Acha a educadora que estava com cólicas, pois a certo ponto acabou por fazer na roupa. Mais tarde chorou novamente, ela meteu-o na sanita e fez mais um pouco. Depois passou e ficou bem disposto. Em casa, o xixi foi novamente perna abaixo. 

Ao quinto dia, correu bem na escola. Como eu estive fora foi o pai buscá-lo à escola e já em casa, fez o primeiro xixi no bacio. Eu não vi. Comigo, em casa ou na escolinha antes de o deixar na sala, nada de nada. E eu a começar a ficar um bocadinho frustrada. 

Ao sexto dia, fim de semana, e finalmente sento-o no bacio pela manhã e oiço o xixizito a sair pela primeira vez. Fiz uma festa claro. Mas faz muito pouco durante todo o dia, apesar de o sentar várias vezes. E ele até aceita se sentar e fica algum tempo, mas não faz. Depois da sesta (coloco fralda ainda para dormir) acordou sequinho, por isso fui logo sentá-lo e voilá, o segundo xixi. Ainda fez mais um neste dia.

Ontem, sétimo dia só fez um xixi no bacio. O da manhã. Depois fez na fralda do soninho e numa fralda cueca que colocámos porque iamos ficar algum tempo fora de casa. Não pediu quando fez. Nunca pede. Depois só na fralda da noite.

Hoje, ao levantar, bacio com ele e lá saiu o xixizito. Quando o deixei na escolinha, sentou-se mas não fez nada. 

Faz-me confusão ele fazer tão pouco durante o dia. Dá-me a sensação que anda a prender o nº 2 e como tal acaba por prender o xixi também. E não pede ainda. No primeiro dia, quando se sentiu molhado choramingou e parecia assustado. Com o nº 2 que fez em casa no chão ficou mesmo em stress. Quando se sente molhado ora me avisa dizendo que sujou, ora continua como está. 

Inicialmente, nos 2-3 primeiros dias talvez, pedia-me para lhe colocar a fralda. Agora já não o faz, e acho isso positivo. Mas gostava de o ouvir pedir xixi. Parece que não lhe interessa muito. Como sempre, anda sempre muito na dele e só nos ouve quando lhe interessa. Ou como diz a educadora dele, parece que não nos está a ligar nenhuma, ou a ouvir mesmo, mas a informação vai lá ficando e quando menos esperamos, é obra dele surpreendernos com algo que achamos que não sabe/consegue/quer fazer.

A ver vamos, como corre daqui para a frente. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Arte de Organizar a Sua Vida |Hideko Yamashita|

Cozinhas que eu gostei! E vocês?

Como fazer a espargata... à minha maneira!